D. A. de Biblioteconomia UFPE

Novo curso de “Gestão da Informação”

Como muitos já devem estar sabendo, o DCI está com um projeto de abertura de um novo curso de graduação “Gestão da Informação”. Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que o D.A. é totalmente a favor dessa iniciativa, e ao contrário do que muitos pensam, o departamento teve fortes motivos para isso. Tentarei aqui esclarecer o que está acontecendo e gostaria que os alunos expressassem as suas opiniões.

Esse projeto foi uma tentativa de adquirir parte de uma verba do Governo Federal destinada a um programa de expansão das universidades brasileiras, intitulado REUNI. Para que o REUNI libere a verba aos departamentos, estes devem, obrigatoriamente, criar um projeto para a abertura de pelo menos 1 (um) curso de graduação. Nos últimos anos, o departamento vem sofrendo perdas no seu corpo docente, devido a aposentadorias compulsórias de alguns professores. Vendo isto, o departamento fez um levantamento e constatou que entre o ano de 2009 até o ano de 2016, haverá, pelo mesmo motivo, a redução de cerca de 60% do seu corpo docente. Dessa maneira, a ameaça de fechamento do curso seria iminente simplesmente porque o DCI não teria professores suficientes para ministrar suas aulas, e como a reitoria geralmente dá preferência à abertura de vagas para professores a cursos mais visados, o departamento viu o REUNI como uma oportunidade de contornar essa situação. De que maneira isso foi feito: um projeto para a abertura de um novo curso, “Gestão da Informação”. Mas isso significa que o departamento está abandonado o curso de “Biblioteconomia”? A resposta é NÃO. No projeto, o DCI pede a abertura de 10 vagas para professorado, 6 vagas para servidores, verba para aumento do espaço físico do DCI, além de verba destinada à reforma nas salas de aula, compra de equipamentos para o laboratório de informática, entre o outros. O REUNI aprovou o projeto integralmente, o que siginifica que se o Governo Federal cumprir os prazos estipulados, o curso já estará no manual do vestibular do ano que vem. Com mais 10 professores contratados, não apenas o curso de “Gestão da Informação” será beneficiado, mas também o de “Biblioteconomia”, pois os professores darão aulas nos dois cursos, e obviamente, todo o ‘upgrade’ recebido no espaço físico e nos equipamentos será também para os dois cursos. Além disso, os alunos de “Biblioteconomia” poderão fazer especialização no novo curso e sair da faculdade com as duas habilitações. Muitos perguntaram: porque não um curso de “Arquivologia”? Simples: há poucos profissionais da área no Brasil, e se fosse essa a escolha, os professores contratados para o curso NÃO poderiam dar aulas para o curso de “Biblioteconomia”, o que inevitavelmente levaria o curso ao fim.

Diante disso, gostaria que os alunos opinassem. Vocês concordam, discordam? Por quê?

Advertisements

22 de Novembro de 2007 - Posted by | Não classificado

5 comentários »

  1. Boa notícia esta do curso de especialização…apesar de que segundo o Ministério do Trabalho e Emprego através da Classificação Brasileira de Ocupações, o bibliotecário e o gestor da informação são sinônimos, onde o cargo principal é o bibliotecário e assim como gestor da informação há diversos sinônimos para esta profissão como biblioteconomista e outras…vejam lá http://www.mte.gov.br

    No meu humilde ponto de vista, já somos gestores da informação desde o momento que administração a informação em qualquer suporte, a minha defesa é em sermos também gestores do conhecimento – tese que estou defendendo no meu TCC – porque pra mim gestores da informação, sempre fomos e seremos!!

    Comentar por Sandryne | 27 de Novembro de 2007 | Responder

  2. Sim, de certo todos ganharemos com isso, mas acredito que em nosso departamento deveria seguir o exemplo da UFPR, onde o curso de biblioteconomia “evoluiu” para o de Gestao da Informação, apenas atualizando o perfil curricular do curso e incrementando mais da area de tecnologia… mas enfim… melhor do que nada…

    parabens a Galindo pela iniciativa… ao menos alguem por nos!

    rs

    Comentar por Erica | 27 de Novembro de 2007 | Responder

  3. Como já havia dito antes, eu achei a idéia de Galindo ótima, 1ª pq realmente estamos precisando de um up-grade no DCI e uma especialização nesse nivel vai ser ótimo

    Comentar por Silla | 25 de Novembro de 2007 | Responder

  4. A grade de horário do curso foi elaborada mas ainda não é definitiva. O DCI está trabalhando justamente para que fiquem definidas e evidentes as diferenças entre os dois cursos.

    Quanto regulamentação, realmente não há um conselho para o gestor da informação. Mas isso de forma alguma poderá ser visto como um impedimento para a atuação do mercado. Por exemplo, o curso de Design já possui um mestrado e forma profissionais todo ano, entretanto, não há um conselho que reconheça a profissão. Esse não é o único curso nessa situação, e isso não impede o mercado de contratar seus profissionais. A necessidade do mercado é que determina isso.

    Já em 2008 será aberta uma especialização em “Gestão da Informação” justamente para os que já se formaram, e tudo indica que terá duração de um ano.

    Bem, mais dúvidas faremos o possível para respondê-las.

    Comentar por dabiblioufpe | 22 de Novembro de 2007 | Responder

  5. E no que difere o profissional bibliotecário do profissional gestor da informação? Quais as habilidades diferentes entre estes profissionais? E quem os reconhecerá, o CFB e os CRB´s não estão reconhecendo estes profissionais….a presidente do CFB esteve na jornada e falou sobre isso. Sem registro profissional, como atuar no mercado de trabalho? E quem já é formado em Biblio, poderá entrar como portador de diploma e pagar mais quantos meses para obter a graduação em gestão da informação? Bom, como estão vendo, estou repleta de dúvidas. Eu sugiro o 6º Fórum de Biblioteconomia para esclarecer tudo isso!!!

    Comentar por Sandryne | 22 de Novembro de 2007 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: