D. A. de Biblioteconomia UFPE

Projeto permite compra de capítulos de livros

Alternativa à tradição do xerox nas universidades, o projeto que permite a estudantes comprar legalmente capítulos de livros universitários vem ampliando seu acervo virtual, mas o lucro das editoras e autores ainda é irrisório.

O programa “Pasta do Professor”, da ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos), que foi lançado em agosto de 2007 com cerca de mil livros, já conta com 2.217 obras, mas “sem retorno financeiro a autores e editoras”, de acordo com Bruno de Carli, diretor do projeto.

Nesta quinta-feira, foi celebrado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. Nas contas de Enoch Bruder, presidente da ABDR e diretor do Grupo Editorial Nacional, o faturamento das editoras de livros universitários, de cerca de R$ 500 milhões em 2008, só não foi três vezes maior por causa da pirataria.

A ideia do projeto é combater a prática criminosa, comum nas universidades, de cópia de livros. O xerox de obras é considerado crime contra a propriedade intelectual, com pena de dois a quatro anos de prisão.

Doze universidades, entre elas a PUC-MG e o Mackenzie, têm a “Pasta do Professor” instalada em seus campi. Os serviços hoje são disponibilizados em pontos de vendas como bibliotecas, livrarias ou antigas salas de xerox.

A cada compra de capítulos, um relatório com data e hora da venda é enviado às editoras, que recolhem sua parte no fim do mês. A cópia legal custa, em média, 20% a mais. São 14 editoras participantes.

Segundo a ABDR, foram feitas 30 mil cópias pelo modelo legal em 2008, contra 5 bilhões de cópias ilegais.

As editoras do Grupo Artmed (Artmed e Bookman), que estão presentes no projeto desde o início e hoje possuem 850 livros no acervo virtual, afirmam que “não tiveram lucro algum com o projeto”, mas que o mais importante é “trabalhar a mudança de cultura”.

Matheus Pichonelly

Cínthia Acayaba

Fonte: Folha online

4 de Maio de 2009 - Posted by | Não classificado

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: