D. A. de Biblioteconomia UFPE

Primeiro leilão de manuscritos de escritores em Pernambuco

Dou uma, dou duas, dou três! Quanto vale a arte? Grupo Urros Masculinos promove no Espaço Pasárgada o Sarapatel Literário, primeiro leilão de manuscritos na história do estado, e coloca em discussão o valor da literatura produzida em Pernambuco

Segundo o dicionário Houaiss, um leilão é a “venda pública de objetos, sob pregão de leiloeiro, em que os arremata quem oferece maior lance”. O leilão organizado pelo grupo Urros Masculinos (Artur Rogério, Bruno Piffardini e Wellington de Melo) promete bem mais do que isso: a começar pelo nome – Sarapatel Literário -, que já indica que não se trata de um leilão ‘careta’. Os produtos leiloados? Manuscritos e originais de escritores que militam em pernambuco. Wellington de Melo, que organizou com Lucila Nogueira o livro “A musa roubada”, baseado em manuscritos da poetisa da Geração 65 Terêza Tenório, afirma que o evento põe em xeque o valor que se dá à literatura na capital.

Serão textos originais ou registrados a mão para o evento de autores como Gilvan Lemos, Terêza Tenório, Jomard Muniz de Brito (que doou um atentado poético), Lucila Nogueira, Valmir Jordão, Cida Pedrosa e Gerusa Leal. Também será leiloada a primeira versão encadernada, com centenas de anotações do romance finalista do Prêmio Portugal Telecom 2008 “O amor não tem bons sentimentos”, de Raimundo Carrero. Artigos de colecionador. Mas, provocativos, os meninos do Urros Masculinos avisa que os lances iniciais serão de R$ 1,00.Um dos objetivos do grupo é colocar a discussão do valor da arte do estado e mobilizar os formadores de opinião e o empresariado a olhar com mais cuidado para a literatura feita ontem e hoje em Pernambuco. “Cabe aqui também começar a propor políticas de preservação desta memória literária viva”, adverte Wellington de Melo. “Adoraríamos que o estado arrematasse todos os manuscritos e começasse um acervo desta literatura feita na segunda metade do século XX e começo do século XXI,” com um sorriso.

SERVIÇO:

ONDE: Espaço Pasárgada, R. da União, 263 – Boa Vista – Recife.

QUANDO: 29 de maio, as 18h

Entrada franca

MAIS INFORMAÇÕES

Email: arturogerio@hotmail.comcontato@wellingtondemelo.com.br

Fones: (81) 9278-0618/ 8638-8205

Blog do Urros Masculinos: www.urrosmasculinos.wordpress.com

Anúncios

15 de Maio de 2009 - Posted by | Não classificado

1 Comentário »


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: