D. A. de Biblioteconomia UFPE

Governante português enaltece empenho angolano na recuperação da memória histórica

O ministro da Cultura de Portugal, José António Pinto  Ribeiro, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, de mais valia o empenho das  autoridades e especialistas culturais tendentes a recuperar, preservar e divulgar a memória cultural angolana.

Falando à imprensa angolana no final de uma visita as instalações da Biblioteca Nacional de Angola e ao Arquivo Histórico de Angola, José Ribeiro afirmou que o trabalho permitirá aos angolanos terem em arquivos tudo quando se trata da  história do país e dos seus povos.

“O trabalho realizado nos últimos anos deve ser louvado, porque permite que os  angolanos e os estrangeiros possam se conhecer melhor e ter uma ideia geral daquilo que representa histórica e culturalmente os seus povos”, reforçou José Ribeiro.

Nesta conformidade, o ministro garantiu o apoio, quer material como financeiro, do Governo português, para ajudar os técnicos angolanos na tarefa de edificação e dignificação do país.

“Portugal está totalmente empenhado e quer muito fazer um trabalho ligado a recuperação da memória e da concepção da identidade, uma identidade que seja um instrumento para que nos possamos conhecer e entender melhor em todos os níveis”, disse.

Segundo o governante, para a concretização dos propósitos dos angolanos, o governo português aprovou, no âmbito do fundo para o apoio ao desenvolvimento da língua portuguesa, um fundo direccionado a formação de especialistas em arquivo, inventariação, identificação e bibliotecários.

Fonte: Agência Angola Press
Advertisements

11 de Junho de 2009 - Posted by | Não classificado |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: