D. A. de Biblioteconomia UFPE

A Profesora Susana Schmidt-

Saudades…não existe palavra melhor para definir o sentimento dos alunos em relação a falta que fará a Professora Susana Schmidt, a quem teve o privilégio de ter sido seu aluno.

Como não lembrar de seu jeito personalíssimo, marcante de ser, com uma forma peculiar em agir, como bem disse Gracy, um pouco ranzinza às vezes, mas sempre atenta ao seu trabalho, procurando e ensinando da melhor forma possível.

Temos e teremos muitas lembranças dela, sempre nos divertindo com seu jeito de ser, e admirando a forma como nos ensinava, sempre passando os conteúdos de uma forma perfeita, nos estimulando a ser atenciosos e a fazermos o melhor sempre.

Quem teve o privilégio de ter um contato mais próximo com ela, de amizade mesmo, acredito que pode confirmar o que alguns professores (com Cristina e Marcos Galindo ), que era um ser humano generoso, bastante humano, humilde, digno enfim..com muitas das qualidades que fazem com que, a caminhada, passagem ou viagem que é a vida faça sentido e nos permita dar o que temos de melhor.

A vida…o que é? Acredito que compreensão, colaboração e cooperação, pois não mais deixamos que nossas ações, o que fizemos por outrem e o que recebemos de bom…e creio que nesse aspecto ela cumpriu a sua missão….compreendeu qual seu papel e o que poderia fazer para através da docência contribuir para a formação de pessoas para que elas se tornassem bons profissionais, contribuindo para melhorar com a classe profissional que abraçou.

Saudade, palavra só existe na nossa língua, que exprime tanta coisa, que exprime o que sentiremos de uma gaúcha (com aquele sotaque que nunca perdeu), que escolheu ser, estar pernambucana, sorte nossa e o que ela deixou, com certeza, continua pelas mãos de todos que participamos do seu caminho, da sua jornada, que creio, foi muito bem cumprida.

Nelson Lafayette

Advertisements

22 de Julho de 2009 - Posted by | Não classificado

4 comentários »

  1. Nelson, obrigada por mencionar o carinho imenso que tenho pela professora Susana. Ela partiu, mas permaneço com seus ensinamentos/colocações/sugestões/foras/comentários – e tudo que ela transmitiu – vivos na minha lembrança. Mas se a vida segue seu curso, cabe a nós darmos continuidade a seu belo trabalho tanto como profissional bibliotecária, como professora e como ser humano que era.

    Comentar por Gracy Martins | 7 de Agosto de 2009 | Responder

  2. Concordo plenamente com tudo que Nelson escreveu!

    Comentar por Isabelle Domingos | 28 de Julho de 2009 | Responder

  3. Convivi com Susana durante alguns anos no Edifício que ainda moro e ela morava. Foi uma criatura que tinha uma voz de trovão e de longe já sabíamos que ela estava em casa. Sabia ouvir, ponderar, opinar, ajudar. Era carinhosa do sei jeito – ímpar – e deixou uma leva de amigos e admiradores que saudosamente lembrarão de sua passagem nesse mundo.

    Vai ver foi Deus que estava precisando de alguém para administrar a Biblioteca Universal Celestial, e quando viu seu curriculum, pensou: Eita galega arretada. Agora vc vai administrar a Bíblia e os documentos sagrados.

    Abraço forte Susana ‘SidnÊÊÊÊy.

    Comentar por Sídney Araújo | 23 de Julho de 2009 | Responder

    • Esse texto perfeito só podia ser de Nelson, exprime exatamente a grande criatura que a profª Susana era, é estranho fazer referência à ela no passado, ela tinha uma presença tão forte que parecia estar presente mesmo qdo não estava…
      já deixou saudade…

      Comentar por Charlene Santos | 27 de Julho de 2009 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: