D. A. de Biblioteconomia UFPE

Projeto EBW II, do programa Erasmus Mundus, oferece 160 bolsas

Com fomento do programa Erasmus Mundus (Action 2), da Comissão Européia, estão abertas inscrições para bolsas concedidas pelo projeto “Euro Brazilian Windows II (EBW II), dirigido a estudantes de graduação, doutorado e pós-doutorado, e pessoal docente, num total de 160 bolsas para dez universidades, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco. Serão 72 bolsas para a graduação (para seis meses, no valor mensal de 1.000 euros), 69 bolsas para doutorado (de curto, médio e longo prazo, no valor mensal de 1.500 euros), três para pós-doutorado (dez meses, no valor mensal de 1.800 euros) e 16 bolsas para pessoal docente (um mês, bolsa de 2.500 euros).

O EBW II é um consórcio de instituições européias e brasileiras na área de ensino superior. Poderão se candidatar estudantes ou docentes vinculados às universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Amazonas, Federal do Mato Grosso, Federal de Minas Gerais, Federal do Pará, Federal do Rio de Janeiro, Federal do Rio Grande do Sul e Federal de Santa Catarina, além da UFPE. O EBW II oferece bolsas para as seguintes instituições: Universidade de Ghent (Bélgica), Instituto de Tecnologia de Grenoble (França), Universidade Técnica de Dresden (Alemanha), Budapest University of Technology and Economics (Hungria), Universidade Técnica de Valência (Espanha), Universidade Técnica de Catalunha (Espanha), Universidade de Deusto (Espanha), Universidade de Lund (Suécia), Universidade Técnica de Eindhoven (Países Baixos) e Universidade do Porto (Portugal).

Estudantes de duas grandes áreas – Educação: Formação de professores, Educação primária, Educação secundária, Formação profissional e técnica, Educação de adultos, Educação especial, Ciências da educação e educação comparativa, Psicologia educacional e Educação – formação de professores; e Ciências Sociais: Ciências políticas, Sociologia, Economia, Psicologia e ciências comportamentais, Assistência Social, Relações Internacionais/Estudos Europeus e Estudos Regionais, Antropologia, Estudos de Desenvolvimento e Ciências Sociais, poderão concorrer apenas na mobilidade graduação.

Já a área de Engenharia/Tecnologia vai oferecer bolsas para graduação, doutorado, pós-doutorado e pessoal docente em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica/Telecomunicações, Ciências Industriais (CAD, CAM e CAE), Ciências dos Materiais, Engenharia Aeronáutica e outras Engenharias / Tecnologias.

Os candidatos deverão atender a critérios como: ter nacionalidade brasileira; ter conhecimento suficiente da língua de ensino da instituição européia a que se candidata; no caso do pós-doutorado, ter o apoio de uma das instituições brasileiras do consórcio; no caso do estudante de graduação, ter concluído com sucesso pelo menos um ano de estudo na sua instituição de origem; estar registrado ou vinculado a uma das dez universidades brasileiras do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto – http://ebw2.up.pt , onde o candidato também pode efetuar diretamente a inscrição.

Fonte: ASCOM/UFPE
Anúncios

10 de Agosto de 2009 - Posted by | Não classificado |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: