D. A. de Biblioteconomia UFPE

Book Crossing ou Clube do Livro?

Neste mês de agosto assumi um novo compromisso que me deixou especialmente contente. Fui convidada pela Bites para ser a curadora de um Book Crossing com livros da Editora Record. Além de sugerir “encontros” e afinidades entre títulos (e a editora tem muitos!) e editores de blog, pude colaborar ativamente na definição da estratégia que envolverá a leitura, a troca de livros e a publicação de resenhas nos blogs envolvidos.

E como vai funcionar? Formamos grupos com afinidades e sugerimos obras para uma leitura coletiva (um Clube do Livro) e assim que os blogueiros recebem as obras em suas casas, passamos a debater o tema em nosso grupo online. Para quem AMA ler como eu, tem sido um prazer imenso poder ler obras boas e ter amigos com quem conversar sobre esta leitura, pessoas interessantes que estão lendo as mesmas obras que eu e que têm opiniões complementares à minha. Esta leitura coletiva tem um tempo para acabar e em seguida os blogueiros postarão suas reflexões sobre a leitura em seus blogs e redes sociais de leitores.

Mas e o Book Crossing? Bem, cabe ao blogueiro definir o destino da obra. Pensamos em fazer uma libertação de livros ou uma troca efetiva (em que um lê e passa para o outro), mas preferimos dar ao blogueiro o direito de escolher o destino da obra que leu. Quem quiser pode doar para uma biblioteca pública, emprestar para amigos, libertar deixando-o num local público ou mesmo guardá-lo. O que conta é que estaremos lendo, incentivando pessoas a conhecer novas obras, trocando ideias sobre literatura e fazendo uma pequena parte do trabalho de democratização da cultura.

A atividade não é remunerada e, embora esteja se iniciando com o grupo de blogs que temos na rede MdeMulher, os participantes não precisam compor a rede. Se você é leitor de um de nossos blogs, também ama livros e costuma fazer resenhas de suas leituras em seu blog, faça contato conosco nos comentários deste post. Quem sabe você se junta a nós nesta troca de ideias?

Já estão participando desta primeira fase os blogs: Falando sobre, Porque minhas opiniões não cabiam na telinha da TV, Elfinha, Ladyrasta, Blog da Ti, Groselha News, Universo Mix, Rockerspace, Bolsa de Novidades, No Ghetto, A Vida Como A Vida Quer, Liliane Ferrari. E as obras que estão na roda são (as que estão na foto acima): A joia de Medina, Alex e eu, Como falar com meninas, Lições de vida de um cão chamado Lava, Mundos de Eufrásia, O Mundo é curvo, O poder da intuição e Para Sempre Teu, Biografia de Caio Fernando Abreu.

Fonte: http://www.samshiraishi.com
Advertisements

13 de Agosto de 2009 - Posted by | Não classificado |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: