D. A. de Biblioteconomia UFPE

IRB realiza oficina de formação de contadores de histórias

Os interessados em se capacitar na arte de contar histórias têm a oportunidade única de aprender todos os segredos desta “brincadeira séria”, que virou profissão, de 15 a 18 de setembro, no Instituto Ricardo Brennand. O complexo cultural, na Várzea, movimenta o mês de setembro com a oficina de Formação de Contadores de Histórias, em dois turnos, com duas turmas distintas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com carga horária de 12 horas, divididas em quatro encontros.

O ator e expert na área de contação de histórias Carlos Eduardo Cinelli, que é um dos coordenadores da trupe, traz na bagagem formação em Artes Cênicas pela UniRio. Durante o curso, os participantes passam por uma série de dinâmicas em torno das práticas narrativas, do diálogo entre narração e animação de formas, e a criação de suportes plásticos.

Utilizando tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares, o grupo, há 10 anos na estrada, produz e realiza sessões de histórias, espetáculo, oficinas e exposições interativas a fim de despertar o gosto das crianças e jovens pelas artes e leitura.

A programação da oficina é subdividida em dois tópicos: formação de contadores de histórias e planejamento, confecção e ensaio com os cenários. Na formação utiliza-se práticas e múltiplas narrativas, recursos disponíveis do contador de histórias, qualidade do comprometimento com as histórias, ritmo e musicalidade da palavra, análise das características estruturais e estilísticas dos contos, manipulação de objetos, discussões temáticas e formação de repertório. No planejamento acontece a análise espacial dos contos, noções de composição de texturas, fabricação dos suportes e ensaio com os materiais criados.

As inscrições serão realizadas mediante depósito bancário identificado na conta Bradesco, na agência 0289-5, c/c 120.264-2, favorecendo o Instituto Ricardo Brennand, e só serão validadas após o envio do comprovante de depósito, juntamente com nome, e-mail e telefones do inscrito, pelo fax: 2121-0368 ou digitalizado pelo e-mail: cursos.projetos@institutoricardobrennand.org.br, até 10 de setembro.

SERVIÇO
Oficina de Formação de Contadores de Histórias
Quando: 15 a 18 de setembro
Turma 1: Das 9 às 12 horas
Turma 2: Das 14 às 17 horas
Investimento: R$ 150 (com todo material incluso)
Mais informações: (81) 2121-0354

3 de Setembro de 2009 - Posted by | Não classificado |

1 Comentário »

  1. Entre no meu blog e comente! http://www.gabpattz.wordpress.com/

    Comentar por gabpattz | 27 de Março de 2010 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: