D. A. de Biblioteconomia UFPE

Nota de falecimento

À Comunidade Universitária:
Lamentamos informar o falecimento, nesta madrugada (29/09), da professora Gilda Maria Lins de Araújo.
Natural de Bom Jardim/PE, a professora Gilda Lins fez a sua  graduação em Letras na  Universidade Federal de Pernambuco, em 1971, onde também havia se  graduado em Direito, em 1970. Através de concurso no qual foi aprovada e classificada em primeiro lugar, entrou em 1974 para o Departamento de Letras. Sua dedicação aos estudos vernáculos levou-a a fazer o  mestrado em Língua Portuguesa na  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1979; e para dar continuidade às suas atividades de ensino e pesquisa, doutorou-se em Letras Clássicas, na  Universidade de São Paulo, em 1992. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), e  diretora eleita do Centro de Artes e Comunicação, de 1996 a 2004.
Era Professora Associada II  e sua experiência na área de Letras  enfatizava  os estudos da Língua Portuguesa, sob  a vertente da Análise do Discurso Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e  prática de ensino da língua portuguesa, competência comunicativa, linguística intercultural, promoção dos direitos humanos e cultura da paz. Como membro fundador, presidiu a Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara/CAC/UFPE e atuou no Núcleo de Estudos Indigenistas do qual foi, juntamente com a professora Adair Palácio, fundadora. Manteve com as Secretarias de Educação de Pernambuco relações institucionais bastante estreitas, havendo participado de projetos de destaque na formação de professores para o Ensino Médio e Fundamental de que são exemplos o Projeto VITAE e o Projeto Graciliano Ramos, ambos na área de língua portuguesa. Atualmente estava ministrando aulas na graduação em Letras, no Programa de Pós-graduação em Letras, coordenava uma das turmas do Curso de Especialização em Língua Portuguesa, através de convênio firmado entre a UFPE e a Secretaria de Educação de Pernambuco. Dirigia ainda a  Editora Universitária, Órgão Suplementar ligado ao Gabinete do reitor, onde estava realizando, com sucesso,  um trabalho de organização, modernização e consolidação da política editorial da UFPE, sendo ainda membro da diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias – ABEU da qual era representante na CAPES, Qualis Livro.
Sua atuação profissional foi pautada pelo envolvimento lúcido com todas as questões da vida universitária; pela preocupação com o resgate da memória dos que fizeram e faziam a UFPE existir; pelo comprometimento com as causas dos direitos humanos; pelo espírito agregador e conciliador; pela valorização da educação pública. Deixa muitos amigos entre colegas, alunos e funcionários da UFPE de diferentes unidades acadêmicas e/ou administrativas. Por tais razões, o falecimento da professora Gilda Lins constitui uma perda irreparável para todos nós.
O velório será realizado no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria  e o sepultamento será de tarde, no Cemitério Parque das Flores  .

A Direção do CAC

Anúncios

29 de Setembro de 2009 - Posted by | Não classificado

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: