D. A. de Biblioteconomia UFPE

Em intercâmbio, alunos adquirem conhecimentos

A aquisição de conhecimentos e a possibilidade de viver novas experiências têm motivado, a cada ano, mais e mais estudantes a participar de programas de intercâmbio estudantil por meio de convênios da UFPE com universidades de vários países. A Coordenação de Cooperação Internacional (CCI) atende os estudantes orientando sobre os diversos programas bilaterais. O resultado é bem positivo: de 1999 a 2009, a Universidade enviou ao exterior 956 estudantes e recebeu outros 510 alunos estrangeiros na modalidade intercâmbio. No caso dos intercambistas estrangeiros, eles podem passar de um mês a um ano na UFPE, enquanto os alunos da Universidade podem cursar um ou dois semestres letivos nas universidades estrangeiras. O curso que mais recebeu alunos na UFPE foi Ciências Biológicas (35, até o ano passado) e o curso de Direito aparece com o maior número de alunos enviados ao exterior (84, até 2008).

Atualmente, a Universidade oferece quatro tipos de intercâmbio: acordos entre instituições de ensino superior, com isenção das taxas de matrícula; Projeto Erasmus Mundus, da União Europeia, que disponibiliza as bolsas EBW, EBW II, ECW, ISAC, Eubranex, Start Up e Emundus 17; o programa Bolsas Luso-Brasileiras (dez por ano); e projetos bilaterais, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).
As oportunidades e o prazo de inscrição para os programas são divulgados por meio de notícias no site da UFPE, no Boletim de Notícias produzido pela Assessoria de Comunicação e nas páginas da Ascom e da Cooperação Internacional no Twitter. Após a realização da inscrição, caso os alunos tenham dúvidas, devem se dirigir à CCI, ligada ao Gabinete do Reitor. A unidade é chefiada pela professora Suzana Monteiro e funciona no prédio da Reitoria, no 1º andar (salas 265 e 266). A Cooperação atende ao público às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Como os semestres letivos nas universidades europeias começam em fevereiro e setembro, para viajar no primeiro semestre, o aluno deve se inscrever em julho do ano anterior, enquanto o estudante que pretende iniciar a vida acadêmica no exterior no segundo semestre deve se inscrever em fevereiro do mesmo ano.
A UFPE promove reuniões para orientar os intercambistas, brasileiros e estrangeiros. No dia 12 de agosto, foi realizado encontro no auditório da Reitoria para orientar os brasileiros sobre os procedimentos no exterior. No dia 14 do mesmo mês, foi a vez dos estrangeiros serem recepcionados. Na ocasião, o reitor Amaro Lins destacou a importância do intercâmbio na vida acadêmica e pessoal dos alunos. Eles se mostraram muito entusiasmados com a nova experiência acadêmica, como Cecilia Cimadure, de Lyon, na França, estudante de Pedagogia. Melina Carvalho Pereira, aluna de Psicologia da UFPE, irá passar seis meses na Universidade do Porto, em Portugal. “O intercâmbio é uma experiência muito válida em todos os sentidos. Você tem a oportunidade de conhecer outra maneira de ensino, outros enfoques.”
Entre as exigências dos programas de convênio de intercâmbio estão: a integralização de, pelo menos, 40% do curso e a proficiência na língua do país a que se destina. É necessário apresentar aprovação no teste do respectivo idioma (Delf intermediário, no caso da língua francesa; Dele intermediário, no caso da língua espanhola e Toefl ou Ielts para países de língua inglesa). “Normalmente, as seleções são feitas através do mérito acadêmico. Então, o aluno tem que buscar manter seu histórico o melhor possível, ter a melhor média geral possível. Além disso, se preparar com outro idioma, já que só se consegue bolsas de estudo comprovando proficiência no idioma”, aconselha a professora Suzana Monteiro.
Anúncios

19 de Outubro de 2009 - Posted by | Não classificado |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: