D. A. de Biblioteconomia UFPE

Faculdade de Direito do Recife expõe jornais raros no próximo dia 30

A Faculdade de Direito do Recife (FDR) promove exposição fotográfica e documental da Coleção de Jornais Raros pertencente à instituição, no próximo dia 30, no Espaço Memória da FDR, no centro do Recife. Os documentos dos séculos XIX e XX estão sendo recuperados através do projeto Resgate Documental dos Jornais Raros da Faculdade de Direito do Recife, cuja primeira fase foi finalizada no mês de outubro, após seis meses de duração. Na abertura da exposição, o público poderá conferir os originais de volumes raros.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE, Luciana Grassano, a realização do projeto demonstra o interesse da Faculdade de Direito em manter um patrimônio de grande relevância para Pernambuco e para o Brasil. “Estamos oferecendo a oportunidade de formação e informação para a evolução do conhecimento”, destaca. Fazem parte da coleção edições de jornais como Correio do Recife, Diário de Pernambuco, Diário do Povo, Gazeta da Tarde, Jornal do Commercio, Jornal Pequeno, A Província, Diário do Congresso do Brasil, entre outros.

A primeira fase do projeto, executado pela empresa Arte sobre Arte e acompanhado pela coordenação da biblioteca da Faculdade, contemplou ações de conservação dos jornais, com valor total de R$ 151.803,20. As atividades começaram com a desinfestação e higienização do acervo com o objetivo de controlar a proliferação de insetos e micro-organismos. Segundo a coordenadora da biblioteca da FDR, Karine Vilela, o trabalho é essencial para conservar os volumes e preservar a história do País. “Através dos documentos é possível resgatar fatos históricos e traçar um perfil da sociedade da época”, afirma.

A equipe técnica de 18 profissionais da área de conservação e restauro de bens culturais higienizou 1.574.922 páginas de jornal. Deste total, 63,6% apresentaram bom estado de conservação, 19,2% estavam em estado regular, 14,5% em estado considerado ruim e 2,7% em péssimo estado. Os especialistas ainda identificaram o grau de acidez do papel de alguns jornais para analisar a degradação provocada pelo alto Potencial Hidrogenado (pH).

Toda a coleção foi identificada através de um banco de dados em computador, contendo ficha técnica e fotos dos jornais. Os originais foram acondicionados em caixas de papel neutro amarradas com fitas de algodão cru. As salas 15 e 16 do Anexo II da Faculdade, escolhidas para abrigar a coleção de Jornais Raros, também passaram por reforma e limpeza. Os 2.561 volumes foram guardados em 98 estantes, em ambiente climatizado, com índices de temperatura e umidade apropriados. Os jornais foram organizados por título e separados conforme o estado de conservação.

DESCOBERTAS –
Durante a higienização do acervo, foi descoberta uma edição do jornal alemão Kölnische Zeitung (Gazeta da Colônia), datada de 1880, em estado regular de conservação. Além disso, também foram encontrados o Atlas Histórico da Guerra do Paraguay, de 1871, e três volumes referentes ao Centenário da Independência do Brasil, que são edições fac-símiles (reproduções de documentos original), publicadas no século XX.

A proposta para a segunda fase do projeto ainda está em fase de elaboração. Segundo Karine Vilela, a próxima etapa prevê a restauração dos volumes, como encadernação e pequenos reparos nas páginas, além da descrição dos conteúdos das obras numa base de dados e digitalização dos jornais, possibilitando o acesso ao acervo pelo público, por meio virtual. Atualmente, o acesso e o manuseio da coleção são restritos para garantir a preservação do material.

Mais informações
Biblioteca da FDR
(81) 2126.7879

Fonte: ASCOM/UFPE
Anúncios

18 de Novembro de 2009 - Posted by | Não classificado |

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: