D. A. de Biblioteconomia UFPE

Carta Pública – prof. Diego Salcedo

Recife, 19 de novembro de 2009

CARTA PÚBLICA

Venho por meio deste ato público, a forma mais democrática que conheço, agradecer e congratular as pessoas que se matricularam na disciplina Técnicas de Arquivo, oferecida pelo Curso de Biblioteconomia, do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Pernambuco, no segundo semestre letivo do corrente ano.

Obrigado, a todos e todas, pelos momentos de carinho, desabafo, discussão, questionamento, correção e aprendizagem. A experiência que eu vivi dentro e fora da sala de aula foi singular e memorável. Desde o primeiro momento que entrei na sala de aula para conhecer às pessoas que comigo iriam (des) construir o conhecimento sobre as técnicas arquivísticas, percebi que nós teríamos a oportunidade de arriscar, de conceder espaço à vontade humana, ou melhor, de escolher. Talvez, muitos não olhem atentamente, mas diante da natural e necessária finitude humana, a beleza da vida está na possibilidade de poder fazer escolhas, para que a partir delas possamos experimentar e aprender, ou seja, viver. Fiz uma escolha enquanto docente à frente dessas estimadas pessoas. O caminho, por mim pensado, era desconhecido, aliás uma das virtudes da atividade docente.

Todos nós, felizmente, tivemos que, para além da faceta intelectual das práticas escolásticas, lidar com diversos e distintos sentimentos. Isso é viver, é dar sentido à vida. Esse caminho, que por fim resultou numa grata surpresa, possibilitou que alguns conceitos e valores emergissem, tais como ‘simplicidade’, ‘criatividade’, ‘compromisso’e ‘confiança’.

Os trabalhos finais apresentados por essas pessoas ultrapassaram todas as minhas expectativas, enquanto docente, mas, mais ainda, me mostrou como é possível e válido acreditar nas pessoas, no seu potencial e nas suas ideias. Nós escolhemos sonhar, praticar a ética e ter tesão. O sorriso de cada um, na apresentação final, é a prova de que vocês arriscaram viver e, assim, viveram. Parabéns pelos excelentes trabalhos. Vocês deixaram as suas marcas no mundo. Obrigado por esta magnífica oportunidade de vida.

Prof. Diego Salcedo

Advertisements

19 de Novembro de 2009 - Posted by | Não classificado

2 comentários »

  1. É isso aí!!! É muito bom saber que temos um professor empenhado em construir o conhecimento com seus alunos, tomara que os demais professores se espelhem nessa experiência. Ou será que é pedir demais??
    Parabéns Diego!!!!!!

    Comentar por Charlene | 20 de Novembro de 2009 | Responder

  2. É isso aí Diego, parabéns! É exatamente desse tipo de mentalidade que os estudantes estão precisando. Professores que buscam a CONSTRUÇÃO, e não a IMPOSIÇÃO de ideias. Que descem de seus “pedestais” para buscarem o verdadeiro sentido da relação professor-aluno, realmente ACREDITANDO no potencial de seus alunos. Que sabem reconhecer e admitir erros. Que sabem mostrar,e não apontar, os erros de seus alunos com HUMILDADE e RESPEITO. Pena que nem todos conseguem olhar um pouco para si, para perceberem que simplesmente ESMAGAM o intelecto alheio ao se sentirem ideologicamente confrontados. Mas é isso aí… paciência! O mundo não teria graça se fôssemos todos iguais. Aos poucos as máscaras estão caindo, e sinto que um novo dia, banhado pela luz do RESPEITO, está prestes a nascer.

    Comentar por Rafael | 19 de Novembro de 2009 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: