D. A. de Biblioteconomia UFPE

Bibliotecários da British Library serão substituídos por robôs

A Biblioteca Nacional do Reino Unido está remanejando todo o seu acervo para um novo prédio onde a responsabilidade pelo armazenamento e busca dos sete milhões de títulos ficará totalmente a cargo de robôs. As máquinas, no entanto, não serão os bonecos humanoides que estamos acostumados a ver em filmes de ficção científica, mas sim gruas automatizadas que farão a procura dos livros com base em um sofisticado algoritmo.

Um centro climatizado está sendo contruído na cidade de Boston Spa, no norte da Inglaterra. Com custo estimado de £ 30 milhões (cerca de R$ 85 milhões), a biblioteca irá abrigar o equivalente a 262 quilômetros de estantes, em um tipo de armazenamento de alta-densidade que normalmente é usado mais por varejistas do que por livrarias.

O diretor de finanças e serviços corporativos da biblioteca, Steve Morris, afirmou que os livros serão armazenados em contêineres, que serão empilhados seguindo um algoritmo que calcula a demanda por certos títulos.

– As gruas, na verdade, serão a única parte da organização que saberá onde está o material – disse Morris em entrevista à Reuters TV – Ao longo do tempo, com o material sendo acessado, o sistema irá lembrar quais livros são mais pesquisados e guardará esses livros na frente no prédio, para que sejam acessados mais facilmente.

Com a nova tecnologia, apenas oito pessoas serão necessárias para acessar o acervo que mantido no centro.

– Antigamente, andávamos pelos andares e buscávamos os livros nós mesmos. Mas quando estiver tudo lá, só precisaremos apertar um botão e ele virá até nós – disse a bibliotecária Alison Stephenson.

Stephenson e seus colegas estão checando os livros que chegam de Londres antes de serem colocados nos contêineres e levados para dentro do prédio pelos robôs.

– Se você colocar um livro na caixa errada nesse prédio, nunca mais irá encontrá-lo – disse Morris.

A construção do centro deve ser concluída até meados de 2011, complementando sua sede no bairro de St. Pacras, em Londres, onde os livros estarão disponíveis 48 horas após serem solicitados de Boston Spa.

Fonte: O Globo

25 de Novembro de 2009 - Posted by | Não classificado

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: