D. A. de Biblioteconomia UFPE

Café Cultural da Aliança Francesa discute comunicação, cultura e tecnologia

As experiências midiáticas na sociedade contemporânea, as novas ferramentas digitais e o novo trânsito das notícias são alguns dos temas que serão abordados no Café Culturel da Aliança Francesa do Recife. O evento, que será realizado nesta sexta-feira (4), às 19h, contará com a presença da jornalista Rosário de Pompéia e da pesquisadora e professora universitária Salett Tauk.
As convidadas discutirão o tema “Comunicação, cultura e tecnologia”, sob a perspectiva da experiência francesa. Neste sentido, a influência de alguns teóricos e a atividade jornalística na França contemporânea estarão na pauta das discussões, que terá como mediador o professor da Unicap Ricardo Mello. De acordo com Rosário e Salett, a exposição do tema será norteada pela interface franco-brasileira.
Salett Tauk, que integrou o comitê científico do IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação da Intercom, falará sobre a questão da inclusão social e a relação desta com o processo identitário. Ela ainda discutirá como as tecnologias alteram a epistemologia dos processos comunicacionais. Já Rosário de Pompéia, Diretora de Operações da Le Fil Comunicação Digital e mestre em comunicação, tratará das ferramentas digitais e de como as redes sociais modificaram a aura da notícia, interferindo na atividade jornalística.
O Café também contará com a participação de Andreia Ferraz e Cezar Maia, diretora e produtor executivo do programa Pé na Rua. Eles apresentarão o projeto televisivo e debaterão questões relacionadas à inserção de sujeitos periféricos na mídia local. O Pé na Rua é exibido semanalmente na TV Universitária.  A proposta do programa é dar voz à população das periferias que, em geral, não encontra espaço de mostrar o que pensa e como vive nos meios de comunicação tradicionais. Neste sentido, a iniciativa desconstrói clichês e possibilita a visibilidade de um grupo social que historicamente sempre foi preterido pelos meios de comunicação.
Ver matéria completa
Fonte: ASCOM/UFPE

4 de Dezembro de 2009 - Posted by | Não classificado

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário