D. A. de Biblioteconomia UFPE

Biblioteca Britânica disponibiliza manuscrito de «Alice»

A Biblioteca Britânica disponibiliza desde hoje o manuscrito de «Alice no País das Maravilhas», em versão digital. O leitor terá acesso ao original da história, escrito e ilustrado por Lewis Carroll, pseudónimo do professor de matemática e diácono inglês Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898).

A história da menina, que entra na toca do coelho e perde-se num mundo cheio de fantasia, surgiu em 1862, enquanto Carroll divertia as irmãs Lorina, Alice e Edith Liddell com a narrativa oral. Alice, com dez anos, pediu que ele escrevesse a história. Sensibilizado pelo pedido da menina, o matemático compôs o volume com 37 ilustrações e entregou-lhe o livro em Novembro de 1864.

Alice acabou por leiloar o volume, que foi comprado por um coleccionador norte-americano, mas regressou para Inglaterra em 1948 quando um grupo de benfeitores o apresentou à Biblioteca Britânica.

Para publicar, Carroll reescreveu a história e removeu algumas das referências pessoais que fez à família de Alice. Adicionou dois capítulos e lançou o livro com ilustrações do artista John Tenniel (1820-1914).

Fonte: Diário Digital

26 de Março de 2010 - Posted by | Não classificado

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: