D. A. de Biblioteconomia UFPE

Brasiliana USP publica acervo completo de poemas de Vinicius de Moraes no site

Nesta segunda-feira (26), a Biblioteca Brasiliana USP começou a disponibilizar o acervo completo de poemas de Vinicius de Moraes (1913-1980) em sua versão digital.

O bibliófilo José Mindlin (1914-2010) doou “Toda a Poesia de Vinícius de Moraes”, que reúne 15 livros do poeta, à Brasiliana. “O Caminho para a Distância” (1933) e a primeira edição de “Orfeu da Conceição: Tragédia Carioca” (1956) são algumas das obras de destaque.

Monte sua biblioteca com obras de Vinicius de Moraes

À época da morte do poeta, a Lei de Direitos Autorais estipulou que esses versos só poderiam entrar em domínio público 60 anos após sua morte ou a de seu último herdeiro direto. Ou seja, apenas em 2040. A publicação digital na Brasiliana USP somente foi possível após a autorização da VM Empreendimentos Artísticos e Culturais, detentora dos direitos escritos de Vinicius.

No dia da abertura (26) do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, um ônibus-biblioteca digital de 1928 –com cinco leitores de e-books– marcará o lançamento dos 15 livros poéticos. Com emissão da voz de Vinicius, o veículo declamará os versos.

O Simpósio –que tem o intuito de discutir a digitalização dos acervos culturais do Brasil– será organizado pelo Ministério da Cultura, Casa da Cultura Digital e Projeto Brasiliana USP da Universidade de São Paulo, entre os dias 26 e 29 de abril.

Fonte: Folha online

27 de Abril de 2010 - Posted by | Não classificado

1 Comentário »


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: