D. A. de Biblioteconomia UFPE

Livro para todos: ONG leva E-readers para a África

Com o lema “Livros para todos”, a Instituição Worldreader.org vai usar os avanços oferecidos pelo leitor digital Kindle para levar livros e mais livros até países  do terceiro mundo como Gana, na África.

Os leitores eletrônicos reduzem drasticamente os custos de transporte e manuseio de livros tradicionais, além do óbvio tamanho que ocupa nas mochilas e seu peso. Nos países onde há mais dificuldades financeiras as crianças não têm acesso a livros comuns, não lêem uma enciclopédia, não conhecem em detalhes ao menos nosso sistema solar e como ele funciona ou como eram os dinossauros, conhecimentos que apenas um livro pode dar com imagens e gráficos que auxiliam no aprendizado. Os aparelhos Kindle são patrocinados por empresas como a própria Amazon.com para reduzir o valor final do produto para os consumidores destes países, os e-readers já serão enviados com vários e vários livros que os próprios usuários solicitam em uma lista.

Os livros extras custam entre US$ 6,00 e US$ 12,00, o que é um valor expressamente menor do que os livros de papel, e também duram muito mais no Kindle do que na prateleira. O primeiro uso real destes livros foi em Barcelona, para que a equipe entendesse como seria usado nas escolas, logo em seguida foram distribuídos em Acra e Gana, na África onde os resultados serão acompanhados de perto para que possam ser entregues em diferentes locais do mundo.

A bateria do Kindle se esgota em quase uma semana de uso, o que viabiliza ainda mais estes aparelhos em locais onde a eletricidade não é muito disponível. Os livros são em Inglês, pois o resquício da colonização Européia na África deixou a língua como uma que é facilmente entendida e falada, mas há possibilidades do uso de livros feitos na língua nativa do povo que vai receber o aparelho.

Para conhecer mais sobre o projeto e ajudá-los, entre no site clicando aqui.

Fonte: http://msn.techguru.com.br/

24 de Maio de 2010 - Posted by | Não classificado

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: