D. A. de Biblioteconomia UFPE

Bibliotecas do Grande Recife pedem socorro

Oito bibliotecas comunitárias, localizadas no Recife, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes precisam de ajuda. Vazamentos e infiltrações nas paredes e telhados, mofo, rachaduras e falta de estantes para livros são alguns dos problemas enfrentados pelas instituições. Na tentativa de resolver os problemas, foi lançado o Movimento em Defesa da Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife.

“Precisamos de recursos para manutenção das bibliotecas. A maioria sobrevive de doações e por isso tem dificuldade para pagar as contas. Fazemos um trabalho importante de sensibilizar as comunidades para a importância das bibliotecas. Lamentamos porque nem sempre conseguimos oferecer uma infraestrutura legal”, observa o coordenador de Comunicação da Rede de Bibliotecas Comunitárias, Primo Rodrigues.

O movimento está aberto a contribuições em dinheiro (depósito na Caixa Econômica Federal, conta corrente 544-5, agência 2193, operação 003). Também a doações de equipamentos e móveis (computadores, impressoras, estantes, cadeiras, mesas) ou propostas de trabalho voluntário. “Qualquer ajuda é bem-vinda”, ressalta Primo. Quem quiser também pode doar livros, principalmente títulos infantis. Paradidáticos não são necessários. Amanhã, escritores e blogueiros, como Homero Fonseca e Samarone Lima, farão um coro virtual. Publicarão, em seus sites e blogs, textos estimulando a população a ajudar as bibliotecas.

No Recife, a rede é formada por bibliotecas em Brasília Teimosa, Coque, Ilha do Retiro e Alto José Bonifácio. Em Olinda, os espaços comunitários funcionam em Peixinhos, Ouro Preto e no Bairro Novo. Em Jaboatão, há uma em Piedade.

A diversão das estudantes Luciana Shirleide, 12 anos, e Ingrid Alice, 11, é visitar, diariamente, a Biblioteca Popular do Coque. Passam tardes lá, lendo ou ouvindo histórias contadas pela coordenadora do espaço, Maria Betânia Nascimento. Também mexem no único computador do lugar, que mesmo sem acesso à internet, é disputado pela garotada.

“Gosto de ler poesia. Depois, copio as que mais gosto. Já enchi quase a metade de um caderno”, conta Luciana, aluna da 5ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Costa Porto. “A gente se distrai quando fica na biblioteca. Acho bom”, diz Ingrid Alice. Questionadas sobre o que precisa melhorar, elas sugerem mais iluminação, computador com internet e mais espaço para as atividades.

“Perdemos bastante livros nas últimas chuvas, pois o telhado tem infiltração. A parte elétrica está comprometida. O muro também. O prédio é alugado e precisa de reforma”, observa Maria Betânia, guardiã do lugar, que convoca voluntários para ajudá-la. São cerca de 3.500 livros. A frequência diária fica entre 30 e 40 visitantes.

Na Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura, no Alto José Bonifácio, faltam estantes, mesas, cadeiras, computadores. “Conseguimos aprovar um projeto no Funcultura, que vai custear aluguel do prédio e os salários. Mas precisamos de dinheiro para manutenção”, explica o coordenador Fábio Rodrigues. Provisoriamente, a biblioteca está no edifício da associação de moradores, mas em setembro deve mudar-se para um galpão que será reformado.

Fonte: JC Online

18 de Agosto de 2010 - Posted by | Não classificado

2 comentários »

  1. Bom dia! Tenho aproximadamente 50 livros de literura e quero doa-los. Podem me informar onde fazer essa doação?
    Obrigada!

    Comentar por Idenir | 10 de Setembro de 2010 | Responder

    • Você pode entrar em contato com a Rede de Bibliotecas Comunitárias de RMR através do email: redebibliormr@gmail.com
      Eles informarão a melhor forma de receber esta doação que será muito bem vinda!

      Comentar por Cristian | 11 de Setembro de 2010 | Responder


Deixe um comentário